Resenhas do Grupo 7 - Suspense/ Terror


Histórias Extraordinárias-EDGAR ALLAN POE
Luana Gabriela

             
Escolhi Histórias Extraordinárias principalmente por ser um livro constituído por contos que possui distintos personagens, lugares, aflições e suspenses. Edgar Allan Poe consegue transformar atividades simples do cotidiano algo que te deixe apreensivo e querendo saber mais. A escrita detalhistas do autor faz você se prender em cenas que ficam após a leitura, que não cansa e favorece para a sensação de terror.
Como o livro constitui de vários contos, vou escolher o mais aclamado e motivo da ilustração da capa do livro- em minha opinião o conto que mais se destaca. Um homem que se mostra amar os animais juntamente com a esposa chega um dia em casa bêbado é rejeitado por seu gato, Plutão, e com raiva arranca um de seus olhos.  No dia seguinte a rejeição continua e ele, movido pela raiva e por remorso também, enforca o gato em uma árvore. A casa está em chamas, quando ele volta, mas ele não associa nada disso ao enforcamento. Um novo gato com as mesmas características do que foi morto aparece em sua nova casa, mas com uma peculiaridade: em seu pescoço havia, em pelos brancos, a silhueta do nó de uma forca. O homem descendo até o porão, tropeça no gato e fica enfurecido e na intenção de matar o gato com um machado, acaba acertando sua esposa que foi defendê-lo. Diante de tal situação, o narrador decide fazer um tumulo pra sua esposa entre paredes e logo após o gato some. Com a investigação do sumiço da mulher, a policia vai até o porão e ao tentar mostrar que está tudo bem, o homem bate com sua bengala na parede e um grito alto sai de lá juntamente com os tijolos, revelando o cadáver e o gato que estava por cima do corpo, com vida.
·         Por incrível que pareça tive um gato que não ficava muito em casa e em uma de suas voltas, alguém o ferio no olho. Depois de todos os cuidados passei a ter um gato pirata em casa.
·         O ambiente do conto não é incomum: casa, bar e apartamento.
·         Agora falando do livro todo, ao iniciar a leitura não estava compreendendo muito bem. Por Poe ser bem detalhista, o primeiro conto não finalizei por não sentir logo de cara o suspense que eu tanto esperava. Mas após ler O Gato Preto, entendi que é possível retirar sentimentos de horror em situações do cotidiano e que esse na verdade é uma das características dos contos do autor.
·         Um único autor reunir em um livro só contos que envolve terror, mistério, sobrenatural, loucura, investigação e enigma. Todas essas características faz esse ser um livro que se encaixa no tema.
·         Você tirou alguma lição ao final da leitura? Tanto do livro como um todo ou de algum personagem?
·         Por ser uma leitura que se quer devorar tudo de uma vez, valeu a “pena” e indicaria sim pra alguém.
Eu comecei ler quando mais jovem, porém com a influência enorme das redes sociais passei a não ler como eu gostaria. Entrei no tema com o objetivo de procurar algo que me prendesse e me estimulasse a por a leitura como uma rotina. O livro do EDGAR me ajudou muito nesse retorno e agora vou entrar em outro ramo: Investigação e Romance. Sherlock Holmes na mochila e vamos aí conhecer e tentar desvendar alguns mistérios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa