Resenhas do Grupo 2 - Livros escritos por mulheres


ANTES DE PARTIR – COLLEN OAKLEY
MARIA EDUARDA ROCHA DUARTE 


O livro foi escrito pela autora norte-americana Collen Oakley. Ela aborda a história de um casal, Daisy e Jack. Daisy foi diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos, fez todos os tratamentos e venceu o câncer, mas aos seus 27 anos o câncer volta com força total e o seu médico lhe diz que ela só tem de quatro a seis meses de vida. Daisy se desespera ao imaginar o que será de seu marido. Quem irá cuidar dele no seu lugar? A solução do seu problema foi criar um perfil para Jack em um site de relacionamento para tentar achar uma futura esposa para seu marido. Daisy se concentra em passar seus últimos dias procurando a esposa perfeita para seu marido e quando a encontra percebe que pode ter cometido um erro, pois ao tentar fazer com que seu marido seja feliz depois de sua morte, ela passa os seus últimos dias sendo infeliz. Agora ela precisa escolher entre fazer Jack ser feliz ou passar seus últimos dias sendo feliz.

A escritora consegue, através dessa história, fazer com que os leitores reflitam mais sobre a vida e se coloquem no lugar da personagem principal.

GAROTA EXEMPLAR – GILLIAN FLYNN
MARIA EDUARDA SANTOS SOLANO 

 


             Escolhi o livro "Garota Exemplar" de Gillian Flynn para sair um pouco da minha zona de conforto de ler romances e ficções, já que esta história é contada por meio do suspense.
             O tema central do livro é o desaparecimento de Amy Elliot no dia do seu quinto aniversário de casamento com Nick Dunne. Ao voltar dO'Bar, a qual administra com sua irmã, Nick encontra a porta de sua casa aberta e logo estranha a situação. Ele procura sua esposa por toda a casa, mas não a encontra. Então entra em contato com a polícia, que logo vai ao seu encontro. Com o passar das horas, Nick não se contenta com o trabalho da polícia e passa a procurar Amy por conta própria, enquanto segue as pistas do Caça ao Tesouro deixado por Amy como presente de aniversário de casamento, o que já é uma tradição desde o primeiro ano juntos. Mas para ter sempre a imagem de pessoa perfeita, Nick conta muitas mentiras à polícia para disfarçar seus defeitos e logo é considerado por esta como o principal suspeito do desaparecimento de Amy. Ao desenrolar da história vamos conhecendo a mente de Nick com o seu dia a dia na busca pela esposa e na tentativa de provar sua inocência apesar de todas as provas estarem contra ele, e a de Amy por meio do seu diário, onde conta quão feliz foi nos seus primeiros anos de relacionamento com Nick e quão difícil estava a convivência com ele ultimamente. O mistério possui um desfecho interessante que causa diferentes opiniões aos que leem.
        Gostei de como a autora trabalha bem em cada pista oculta no decorrer da história e como nos traz a mensagem de quão perigosa podem ser as mentiras.


ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE - AGATHA CHRISTIE
DANYLO RODRIGUES NUNES


O livro começa com detetive Poirot (personagem criado pela autora e presente em várias de suas obras) voltando para casa depois de um caso bem sucedido. No meio dessa viagem ele recebe mais um caso para resolver e tem de pegar o trem "Expresso do Oriente". No terceiro dia de viagem acontece um assassinato na cabina ao lado da de Poirot, na mesma noite eles ficam presos por conta da nevasca e então ele é escolhido para solucionar esse crime que de início parecia ser impossível de ser descoberto.
O livro é um dos mais famosos de Agatha Christie e ele não ganha esse título à toa, é um livro com um ótimo desenvolvimento da trama e que faz você suspeitar de tudo e de todos. É bastante improvável de você acertar o final mesmo tendo todos os fatos ali em suas mãos e isso foi o que mais me fascinou neste livro.


A DAMA DA ILHA – Patrícia Cabot
HELLEN DE ARAÚJO COSTA RODRIGUES 


Meg Cabot é uma escritora norte americana que já vendeu mais de 25 milhões de livros em mais de 30 países. Suas histórias costumam ter personagens femininas fortes e destemidas e alguns de seus livros já viraram filmes, como por exemplo, O diário da Princesa. O que pouca gente sabe é que Meg Cabot também escreve romances históricos com a utilização do nome Patrícia Cabot.
            Buscando um livro de romance de época, gênero nunca lido por mim, me deparei com o livro A dama da Ilha e por ser de uma escritora que já conhecia e gostava optei por lê-lo.
Em A dama da ilha, temos a história de Rilley Stanton, marquês de Stillworth, que é médico e em busca de aprovação da ex-noiva embarca em rumo à uma ilha escocesa para praticar a medicina. Lá, ele encontra Brenna Donnegal uma jovem mulher que é atualmente responsável por tratar os doentes, uma vez que seu pai, cirurgião da ilha, viajou para Índia.
Com as habilidades aprendidas com o pai e uma curiosidade cientifica aguçada, Brenna resolve de problemas com cachorros e ovelhas à ressuscitação de bêbados afogados.
 Rilley se descobre estupefato ao conhecer essa mulher que anda de calças e monta a cavalo com as pernas abertas e a garota se mostra furiosa ao saber que um novo médico está disponível na ilha e que junto com o cargo de médico ainda tem direito à morar na cabana que ela vive.
Brenna ver em Rilley, um homem esnobe, londrino, que deve estar escondendo algum segredo para querer se enfurnar numa ilha remota como aquela, tão diferente de sua realidade.
Com o tempo ambos percebem que tem que unir forças para combater algo maior: a cólera.
As partes do livro que tratam sobre a cólera são, sem dúvidas, as melhores. A população fica alarmada com o aparecimento de novos casos dessa doença tão cruel que já matou muitas pessoas da comunidade nos anos anteriores. E vemos Brenna tentar a todo custo provar a teoria de seu pai a respeito da proliferação da doença, enquanto Rilley, como a maioria dos médicos com formação na Royal College of Physicians, acredita que Brenna está errada.
Mas nem o conflito científico entre ambos é capaz de apagar a paixão avassaladora que surge entre eles. Um romance de época diferente dos demais, uma mulher a frente do seu tempo, um homem que é mais do que um lorde. foi com um frescor que conclui a leitura, ansiando por mais livros do gênero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa