Resenha do Livro Sapiens: uma breve história da humanidade


Grupo 4 – Não-Ficção/Biografias/Históricos 
 Mylena Silva
Sapiens – Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari


A escolha desse livro veio da ideia de que ele brincaria com conceitos, apesar de eu nunca ter lido sobre o tema e nessa resenha eu explicarei um pouco o por quê.
O livro Sapiens - Uma breve história da humanidade conta a nossa história, trata de nós, os Homo Sapiens de modo surpreendente e instigante. O livro nos faz entrar em conflito com padrões e certezas que tinhamos e questionar o que nos rodeia. Certas partes dele relata fatos que pareceriam absurdas para quaisquer pessoas, mas depois nos mostra que não somos nem anjos, nem demônios, somos humanos. Ao redor de toda leitura provoca-se revoltas, tristezas, alegrias e sentimentos de “Meu Deus, isso faz todo sentido do mundo!”. O fato de contar a história não o faz um livro apenas sério e direto, mas também um livro que traz altas risadas, reflexões e momentos de pura análise para compreender o que lemos. O leitor sente-se movido por coisas reais e teorias que nos trouxeram ao mundo de hoje, onde é arrancado de ideologias e de grandes histórias que até então acreditavam ser a solução perfeita (Revolução Agrícola é minha prova).
A principal lição que eu particularmente tirei de Sapiens é que precisamos perceber em que mundo vivemos, pois ele está rodeado de mitos e farsas que nos guiam até a morte, sem questionamentos nem dúvidas. Me mostrou o quanto ficamos assustados com ideias absurdas para nós e a sensação espetacular de entender o outro lado além do nosso. Sapiens nos faz pensar. E não tem nada melhor que isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa