Resenha do Livro O Homem de Giz


Grupo 2 – Suspense/ Terror/ Mistério
Para tudo existe uma primeira vez
Valdemir Silva Oliveira Junior
O homem de giz – C.J Tudor


Estando sempre lendo as coisas que estavam dentro do “meu mundo”, resolvi sair da zona do conforto para ler algo que não me chamava tanta atenção, que é o gênero de suspense. Com base em recomendações, escolhi o livro “o homem de giz” da autora britânica C.J Tudor, que é um livro de suspense com um pouco de terror, e particularmente falando, que ótima escolha.



O livro se passa em dois momentos (1986/ 2016) e conta a história de Ed Adams, ou eddie monstro como é chamado pelos seus amigos. Tudo se passa na pequena cidade de Andebury (Inglaterra), que era bem tranquila até o ano de 1986.



Nesse ano começa a acontecer uma série de fatos macabros e que mexem com a paz de todos os moradores, inclusive de Ed, que tem participação nos acontecimentos mais sinistros. Ele e seus amigos encontram um corpo esquartejado no bosque onde costumavam brincar e o mistério toma conta da cidade para saber quem foi o assassino. 


Os anos se passam e em 2016, ainda existem pontas soltas na resolução do assassinato e Ed não conformado com o desfecho dado há 30 anos atrás, volta a vasculhar o passado em busca da verdade.


No que se refere aos personagens, são pouco carismáticos e nada marcantes, exceto pela família de Ed. O pai de Ed era um escritor que não trabalho fixo, ele escreve colunas e algumas matérias somente quando é solicitado, já a mãe de Ed é médica, e basicamente é quem mantem a casa financeiramente. Com relação ao ambiente, Andebury é uma cidade com pouco sol, bosques e bem pequena. 


A narrativa nos faz acreditar que todos os habitantes da cidade se conhecem. A leitura do livro no geral é divertida, sempre se quer ler o próximo capitulo para saber o que vai acontecer e difícil parar de ler. O livro não é dividido em capítulos e sim em períodos, 1986 e 2016, que se alternam e sempre ao final de um período, deixasse um “guincho” que nos dá vontade de ler mais. Ed e seus amigos passam por diversos apuros e as vezes dá um certo desespero em não saber de o porquê que
certa coisa aconteceu.



O homem de giz é um livro basicamente de suspense, com alguns elementos de terror, nada que cause medo, porém o mistério e a dúvida consomem o leitor durante todo o livro que no final ainda deixa algumas dúvidas levantadas durante a trama sem resposta. De acordo com o desenrolar da história, percebe-se que até seus melhores amigos, ou pelo menos aqueles que você acha que são, tem muitos segredos e que devemos prestar bastante atenção nas pessoas que chamamos de amigos pois muitas dessas pessoas não querem o seu bem e só servem para te deixar mal.



É um livro fantástico e todas as pessoas que gostam do gênero deveriam ler e se você nunca leu suspense/terror assim como eu, o homem de giz é um dos melhores livros para começar, pois não te faz ter medo de ler e nem te deia traumatizado, ou seja, se ainda não é ambientado com esse gênero, ele é perfeito. Acertei em cheio na escolha do tema e do livro, pois até então nunca tinha lido nada fora do contexto infanto-juvenil/aventura e ler suspense me deu mais opções de leitura e diferentes
historias, pretendo continuar lendo o gênero e me tornar cada vez mais conhecedor dos grandes escritores de terror/suspense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa