Resenhas do Grupo 5 - HQ's e Mangás


Grupo 5 – HQ’s e Mangá
Iago Pereira da Silva
Shingeki no kyojin – Hajime Isayama


            Assim que o anine Shingeki no kyojin foi lançado não saía da boca de quem curtia animações japonesas. A ideia de que quase toda a civilização humana fora aniquilada pelos titãs, seres que vivem basicamente para devorar humanos, e os remanescentes vivam entre muralhas – Maria, Rose e Sina -, sua única proteção. Os titãs são criaturas com estatura idêntica a de um ser humano, desprovida de consciência, com força sobre-humana e possuem pelo menos 3 metros. Muitos animes são, na verdade, adaptações de mangás, como é o caso de Shingeki no kyojin, logo, por que não ler o mangá que deu origem a esse anime fantástico?
A história tem como protagonista Eren Jaeger garoto comum que vive dentro das muralhas e desde cedo a ideia de viver encarcerado não descia, esse foi o primeiro estímulo que o levou ao desejo de entrar para a tropa de exploração, única organização com autorização de ir além das muralhas. O segundo e muito mais intenso estímulo surgiu com a aparição do titã colossal – titã de altura superior à muralha de 50 metros – responsável por permitir a entrada dos titãs na muralha Maria e reduzir ainda mais a população de remanescentes. Dentre as vítimas estava a mãe de Eren, após ser forçado a deixar sua mãe para trás ele jura entrar para a tropa de exploração e aniquilar todos os titãs.
Dentre outras coisas, o mangá mostra como é a vida dentro das muralhas, o que o comodismo e egoísmo pode fazer com uma pessoa, mostra como os seres humanos mostram sua verdadeira natureza quando são exposto as uma situação de grande tensão e dentre outras coisas, a capacidade que do ser humano tem de se adaptar a sua circunstância. Sem sombra de dúvida é um mangá fantástico com muito sangue, terror, desespero, mas acima como a esperança pode guiar o coração humano mesmo diante dos túneis mais escuros e mesmo sem garantia nenhuma existo.


Matheus Da Costa Nunes
Flow – Honey B.


            Quando foram divulgados os temas que seriam tratados nesta edição do clube, no momento que vi o nome HQ´s e mangás, a primeira obra que me veio mente foi “Flow”, uma manhaw cujo a leitura avia interrompido e então decidi trazer para as discussões do grupo.
            O mundo onde a história se desenvolve é fantasioso e nos apresenta os “deuses” que é uma entidade que se manifesta nas crianças como os deamon de A Bússola dourada, com detalhe para o fato que os deuses de Flow tem a capacidade de realizar desejos. Valendo lembrar que quando uma pessoa faz um desejo a um deus o mesmo se internaliza dentro da pessoa e forma o que é apresentado como anima. O personagem principal Yun Lee-Rang é espancado, enquanto fazia uma entrega, substituindo sua colega de trabalho e amor platônico(Suh Yul-Bi), no dia do seu aniversario e perde a visão devido a lesões. Ao fim deste dia seu deus se apresenta a ele e pergunta se ele deseja voltar no tempo um dia mas o avisa que a um preço a ser pago, Yun Lee-Rang aceta a oferta do seu deus. Pensando que os fatos anteriormente ocorridos era um sonho, Yun Lee-Rang acorda novamente no dia do seu aniversario, todo acorre da mesma forma com exceção do fato de não substituir sua colega de trabalho na entrega. O chega o fim da tarde mas Suh Yul-Bi não volta, e neste momento um anima poderoso aparece no cais, local onde ela foi fazer a entrega, causando inundação em boa parte da cidade, após a calmaria Yun Lee-Rang sente falta de sua amiga e resolve procurá-la com seu amigo Hong Ryun. Ao chegarem ao cais encontram Shu Yul-Bi sendo devorada pelo poderoso anima e neste momento Yun Lee-reng percebe que o preço por ter voltado no tempo foi sua amiga e amor platônico. Mas a frente ele é informado que pode reviver sua amiga através de um segundo desejo a seu deus se dominar o poder do seu anima, e por esse motivo se junta a uma escola de ensino médio, onde ensinam a controlar o poder do anima e a história se desenvolve mais.
Por ter como senário principal uma escola de ensino médio, a manhaw apresenta muitas situações e dilemas que envolve o ambiente escolar, o que torna fácil se identificar com alguns personagens, como exemplo na questão do amor platônico, a dificuldade da ascensão social o bullying e etc. Apesar de ser uma fantasia, os ambientes são comuns e facilmente reconhecidos pelas pessoas, mesmo que elas não tenham estado presente em alguns deles, como a escola de ensino médio, um cais portuário, um restaurante entre outros. De certa maneira compartilhei um sentimento de angustia com o personagem, a sensação de causar a morte da pessoa que ama por um desejo, mesmo não estando, de certa maneira, relacionado ao ocorrido gera uma angustia  que nos quebra de dentro pra fora.Um fata que ocorreu comigo e muitas outras pessoas e está explícito na obra e Bullying.
Apesar da estrutura de um manhaw não se assemelhar muito a HQ´s e Mangás, que geralmente lemos, ainda assim compartilha algumas semelhanças como o fato de usar imagens para descrever situações.Uma reflexão que a obra traz é, realmente vale a pena pagar um preço enorme para obter algo? Como exemplo para esse questionamento, vale a pena deixar de ser você mesmo para ser aceito em determinado ambiente? Super recomento a obra pela reflexão que ela nos traz, Além de ser um ótimo referencia pra quem estar interessado na mitologia japonesa, já que basicamente se baseia nas quatro Bestas Guardiãs de Quioto (os guardiões dos quatro pontos cardeais do Japão)
Valeu a pena ler este livro?
SUPEEEEEEEER /o/ vale a pena ler.


Thallison
 Berserk


Berserk: Uma obra de Kentaro Miura, conta a história de Guts um mercenário que cresceu na guerra, e sua busca por vingança.
            A trama é bem gore, então a violência é bem explicita e eu particularmente gosto disso, mas o que me fez gostar da obra foi o desenvolvimento dos personagens, mesmo alguns personagens aparecendo bem pouco deixam sua marca, ou ensinamento para o leitor quanto pra o Guts como é o caso do Godo o ferreiro.
            Eu resolvi falar dos eventos da Golden era, que se passa antes, da busca por vingança do Guts, e que na minha humilde opinião é uma das melhores fases da obra. Ela conta boa parte da infância e os eventos que tornam o protagonista o que ele é hoje, um homem com muita pericia em manusear sua espada que é muito maior que as outras, e sua personalidade que carrega muitos traumas do seu passado. É nesse arco também onde o Guts se junta ao Bando do falcão, que é um grupo de mercenários em Ascenção, e é nesse grupo que somos apresentados ao antagonista da obra o Griffit o líder do bando, que tem um sonho de possuir seu império, a Golden age mostra muito os meios que ele faz para atingir esse sonho, com a ajuda do Guts.
            Eu recomendo essa obra pra você que gosta só de guerras e ver o circo pegar fogo, e pra quem busca uma obra cheias de reflexões, como até onde vai a maldade humana, ou nossa luta diária com nossos próprios monstros, Como o Godo diz "O ódio é um lugar para onde vai o homem que não é capaz de suportar a tristeza"


Valdemir Silva Oliveira Junior
A piada Mortal – Alan Moore


Com base no tema do grupo e na minha experiência em hq’s, escolhi uma das minhas histórias favoritas do meu herói favorito. “A piada mortal” foi escrita por Alan Moore com desenhos de Brian Bolland e publicada originalmente em 1988.
A história se passa na cidade fictícia de Gotham, a piada mortal é uma daquelas
histórias onde o coringa apronta e o Batman tem que correr para consertar o estrago feito pelo coringa. A diferença desta hq está no fato de que o coringa não quer simplesmente ver o circo pegar fogo. Nessa história o coringa tem um ponto a provar e irá fazer tudo para alcançar o seu objetivo.
Coringa quer provar que apenas tendo um dia ruim como ele teve, qualquer pessoa sucumbirá aos seus desejos mais obscuros e se tornara tão mal e louco quanto coringa se tornou. Para isso ele pega a mente mais sã e correta de Gotham, claro que estamos falando do detetive Gordon. Coringa sequestra Gordon e comete uma serie de atrocidades com ele e com sua família. Cabe ao Batman descobrir onde o coringa mantem o Gordon em cativeiro e tentar evitar que o pior aconteça.
A hq é dividida em dois períodos, passado e presente, que são extremamente fáceis de serem percebidos. O presente é representado pelas folhas coloridas e o passado é representado pelas páginas preto e branco da hq. A piada mortal mostra uma das diversas formas que contam como o coringa surgiu, talvez seja a mais canônica pois é a mais utilizada em lives action, posso citar aqui o filme solo do coringa, no qual Joaquin Phoenix tem uma atuação de gala, que tem clara influências da hq no filme.
A piada mortal é hq bem realista pois traz consigo uma crítica pertinente a sociedade em que vivemos. Nos flashbacks que a história traz, o coringa era uma pessoa comum, com família, e tinha seus problemas, assim como todo mundo. Só que após uma série de acontecimentos horríveis ele acaba virando o vilão que conhecemos, muito por conta da sociedade de Gotham que faz com que ele se sinta um fracassado que não tem nenhuma perspectiva de “vencer” na vida. Muito do que é mostrado na história e tirado do mundo em que vivemos hoje, onde a amor pelo próximo esfriou e nada mais importa a não ser você mesmo e o seu sucesso. Sucesso esse que é definido pela sociedade.
Essa história mostra o porquê o Batman é tão adorado no universo dos quadrinhos. Não só por conta do herói, mais pela galeria imensa de vilões que ele possui que amamos odiar, pelos personagens fictícios que não se deixam abater pela sociedade tosca e podre de Gotham, como o Gordon e Barbara, e claro pelas suas histórias sensacionais como a piada mortal.
A piada mortal é leitura obrigatória para quem gosta de hq’s e para quem gosta do Batman. A hq também é super recomendada para quem está começando no universo dos quadrinhos pois é um one – shot, ou seja, não tem sequência e não precisa ter nenhum conhecimento anterior para ler e entender a história.
O coringa era uma pessoa normal, um dia ruim fez ele virar esse monstro que conhecemos hoje. A moral da história é que você não deixe sua rotina te engolir, não deixe a sociedade pisar nos seus sonhos e nunca desista do que você acredita.



Hellen Rodrigues
 Ouran High School Host Club


Onze anos atrás o mangá Ouran High School Host Club foi publicado no Brasil. Eu já conhecia o anime, mas ainda não tinha tido contato com o mangá. Posso dizer que assim como foi com o anime foi amor à primeira vista. O traço da mangaká Bisco Hatori é muito bonito, ela consegue mesclar designs realistas com aspectos cômicos com uma naturalidade sem igual.
A história trata sobre a estudante Haruhi Fujioka, que é a estudante mais inteligente de uma escola de elite. Só que Haruhi não é igual aos seus colegas, ricos, pelo contrário ela é bolsista e mal tem dinheiro para comprar fardas, por isso ela anda com roupas largadas e folgadas, parecendo um menino. Ela também não liga para aparência e com seus cabelos curtos e óculos sua fisionomia lembra a de um garoto.
Procurando uma sala para estudar ela entra em um ambiente da escola desconhecido e se depara com o clube dos anfitriões, um clube formado por belos garotos que tem por objetivo dar atenção às belas garotas do colégio. Assustada com a cena que ver ela esbarra em um jarro que se quebra. E ai se inicia a aventura da protagonista. O jarro custa uma fortuna e sem ter como pagar ela é obrigada a entrar no clube dos anfitriões.
A saga é composta por 18 volumes encadernados, e vemos durante esses volumes o crescimento e amadurecimento dos integrantes do clube. Temos o presidente do clube dos anfitriões, Tamaki Suoh, o protagonista masculino da história, filho do diretor da escola Tamaki é um jovem alegre, divertido, e ingênuo que começa a nutrir sentimentos amorosos pela protagonista. A história aborda de forma leve e natural temas importantes, como amizade, respeito e diversidade.
Falar de Ouran é difícil porque se tornou meu mangá favorito e são tantas lições aprendidas, tanto carinho, que prefiro deixar guardadinho dentro de mim. Os momentos cômicos e exagerados da série são meus favoritos e Ouran é aquele tipo de mangá que agrada a gregos e troianos, recomendo para quem gosta de romances, comédia e cotidiano. Prepare a pipoca e o lenço porque um turbilhão de sentimentos passa pelo leitor quando ele se adentra nesse mundo maravilhoso que é Ouran High School Host Club.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa