Resenha do Livro O Dilema do Porco Espinho


Grupo 6 – Filosofia
Gabriela Ferreira da Costa
O dilema do porco espinho – Leandro Karnal

 

Na procura por livros que me tirassem da zona de conforto e que me levassem a uma reflexão mais profunda sobre a vida, encontrei O dilema do porco espinho – como encarar a solidão de Leandro Karnal. O título me chamou a atenção e resolvi lê-lo.
O livro começa com a metáfora do filósofo alemão Arthur Schopenhauer que em um texto fala de “porcos espinhos que se juntavam no inverno para se aquecerem do frio mas ao se aproximarem, eles se espetavam, o que causava dor e, eles se afastavam, logo depois se aproximavam novamente e ficavam nesse processo de frio e dor.” Nós, como indivíduos gregários, enfrentamos esse dilema na vida. Pois, sempre procuramos estar perto do outro, atenção e contato. No entanto, nessa busca podemos nos machucar, pois as diferenças causam dores. A partir dessa metáfora, o autor explora a solidão em vários aspectos, como : na dor, na inspiração, no amor como soma de solidões, no crescimento e no vazio.
O autor fala de como a solidão sempre foi  vista de maneira negativa, principalmente no cinema e que diferente das telas, a literatura é a história da solidão em que é mostrada como o isolamento é uma forma de crescimento e autoconhecimento e mesmo que a narrativa não trate da solidão em si, o ato de ler é solitário.
O livro é incrível! É uma leitura rica, com muitas referências. Foi uma experiência enriquecedora e agradável. Indico este livro á quem encontra prazer no isolamento e transforma solidão numa oportunidade de crescimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa