Resenha do Livro A Guerra dos Mundos


Grupo 3 - Fantasia/Ficção
Matheus da Costa Nunes
A Guerra Dos Mundos - H.G Wells


A história se desenvolve na Inglaterra, mais especificamente nos arredores de Londres, em pleno século XX. O livro tem início com um evento no planeta Marte, o qual levou os astrônomos terrestres a acreditarem se tratar de erupção vulcânica. Alguns dias depois um cilindro cai na Terra e logo as pessoas pensam na possibilidade de que os cilindros são "naves" que os marcianos usaram para vir ao planeta Terra. O cilindro, após cair, fica submerso até o astrônomo da rainha ser designado para desenterrá-lo. Na superfície, o cilindro se abre e de dentro sai um ser que parece um polvo com olhos enormes e um tipo de bico longo. Ao contrário do que alguns pensaram, ele não veio em paz e logo dispara um tipo de raio de vapor verde capaz de carbonizar tudo em seu caminho, e foi a partir desse momento que as pessoas perceberam a terrível realidade que se apresentava diante deles: o planeta Terra está sendo invadindo por seres não pacíficos.
O enredo mostra o desespero dos humanos que têm todo e qualquer tipo de esperança de sobreviverem ao massacre causado pelos marcianos dissipada em pouco tempo. Além disso, é revelada a fragilidade humana diante da supremacia das máquinas marcianas, tais como as máquinas tripedis que disparavam o raio de vapor verde e nuvens negras de veneno.
Podemos dizer que o livro tem três fases. A primeira é o momento em que os marcianos chegam ao planeta Terra. O protagonista tira sua esposa de casa e a leva para Leatherhead, usando uma carroça que pegou emprestada; quando ele volta para devolver, descobre que os marcianos adquiriram mobilidade e iniciaram um massacre contra os humanos, fugindo novamente; no caminho encontra um artilheiro que o avisa que um segundo cilindro caiu próximo a Leatherhead, forçando-o a seguir caminho com o militar por outra direção.
Na segunda etapa o foco muda para o irmão do protagonista, que estava em Londres em meio ao mais perturbador caos e passa a relatar sua fuga para fora do país. Já na terceira e última parte, o foco volta ao protagonista, que agora está preso nas ruínas de uma casa próxima à cratera onde um outro cilindro caiu, local onde se pode observar os hábitos dos marcianos, como se alimentar de sangue, por exemplo. Não muito depois os marcianos morrem por uma bactéria a qual não tinham imunidade. Depois de todos os eventos, para a surpresa do narrador e personagem principal, ele encontra sua esposa viva.
O livro é uma espécie de diário de guerra, então quando nos perguntamos se há identificação com algum personagem é o mesmo que perguntar como agiríamos, já que o livro trata de situações que se adequam a todas as pessoas. Mas se for pra escolher o que mais me representa, eu seria o militar que segue relutante contra as ações do protagonista.
A leitura é ótima, com o desenvolvimento da história vem um misto de ansiedade e emoção,  pois o protagonista e seu irmão se veem saindo constantemente de situação de perigo extremo e logo alcançando outros momentos que parecem ainda mais complicados.
Os aspectos que fazem o livro A Guerra Dos Mundos se encaixar no gênero ficção são vários, primeiramente viagem espacial, o que representava um sonho distante e fantasioso no século XX, máquinas tripedis que se movem a uma velocidade incrível e atiram raios de vapor, entre outras coisas. Podemos notar que o livro apresenta uma tecnologia que é baseada em coisas que conhecemos mas que ainda não podemos fazer. Recomendo esse livro para pessoas que gostam muito de histórias de guerras e buscam uma versão onde os homens se veem de mãos atadas perante o poderio inimigo. É um livro que super recomendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa