Resenhas do grupo 3 - Suspense/Terror

 

Ítalo Emanoel

O bazar dos sonhos ruins - Stephen king

O livro reflete vários contos contendo o tema de terror e suspense, posso destacar a história da “milha 81” no qual um garoto resolve passear por uma trilha secreta, lá ele encontra um restaurante abandonado onde acaba se embebedando, enquanto ele dorme, uma van bate e fica estacionada próximo a esse restaurante na milha 81 da rodovia. Nesse período várias pessoas que, preocupadas com a van batida, quando encostava na Van eram engolidas por ela, um casal acabou sendo engolido e seu filhos acabam ficando sozinhos, pra resumir o menino acorda, vê os meninos sozinhos e os ajuda a acabar com aquela van, usando um truque da lupa apontada pro sol. Ele faz a van queimar e sair voando daquele local.

O livro é muito bom, nos apresenta várias histórias de suspense e que mexe muito com o leitor.

Arthur Dos Anjos Cunha

A Metamorfose - Franz Kafka

 


O motivo da minha escolha foi por recomendações e escolhi para o clube do livro pelo motivo de ter me causado um certo tipo de terror psicológico, apesar deste livro não poder se classificar em suspense ou terror.

O enredo se passa em uma casa de uma família onde o filho  mais velho é provedor com seu emprego. Com uma rotina exaustiva todos dias. sem ter faltado um dia sequer, mesmo doente. Mas um certo dia quando acordou percebeu que tinha se tornado uma coisa semelhante a uma barata e em tamanho e partes humanas, como a cabeça, mas não tinha pernas. Quando viu, tinha passado por uma metamorfose e cada vez mais se modificado. Ainda em seus momentos de lucidez, ele ficava preocupado com o trabalho, sua família se questionava se ele ainda era humano ou se ainda existia alguma humanidade naquela coisa.

Essa leitura foi um caso de amor e ódio, nos momentos logo após de terminar a leitura, fiquei com certa raiva pelo fato que ao longo do história nos sentimos na pele do personagem principal, sentimos que estamos sem controle em lidar com uma família que se questiona se você é humano ou ainda é quem era, quanto você muda totalmente sem ter controle, por este fato senti como uma tortura psicológica.

Mas de certa forma gostei muito do livro pelo fato de que ele demonstrou uma insegurança que eu tenho, acredito que quando li conheci partes sobre mim que conheci com tanta profundidade.


Filipe Miranda

A máscara da morte escarlate - Edgar Allan Poe

 


O conto "A Máscara da Morte Escarlate", do autor Edgar Allan Poe, descreve a tentativa que um príncipe tem de se esconder e se proteger com seus convidados de uma praga mortal, a "Morte Escarlate", se isolando em um castelo. Porém, a morte os alcança de uma forma surpreendente, mostrando a futilidade de tentar escapar da morte e a fraqueza diante de eventos trágicos. É uma história de horror que explora temas como a mortalidade e a natureza humana.




José Júnior

O bebê de Rosemary – Ira Levin


Li este livro para o Grupo 3 - Suspense/Terror do Clube do Livro. O bebê de Rosemary é um clássico que aborda a maternidade, pactos demoníacos e a busca de uma seita em trazer o próprio satã para a terra. Conta a história de Rosemary e seu marido, Guy, na busca de um filho que só ela queria ter. Depois que o casal se muda para um edifício e conhece seus novos vizinhos idosos (muito intrometidos, por sinal), de uma hora para outra Guy se interessa pela ideia de ser pai e sua carreira de ator começa a decolar "milagrosamente".

É interessante notar que um amigo de Rosemary tinha dito pra ela que aquele edifício era famoso por ser palco das mais tenebrosas histórias: assassinatos, canibalismo, bruxarias da pesada e trabalhos de satanismo. Mas mesmo assim eles foram morar lá.

É um livro de horror com muita tensão psicológica. Os personagens são bem simpáticos, até os satanistas eram gentis e sorridentes. Rosemary é uma personagem aérea, pra ser gentil com ela, porque o tanto de coisa sinistra que aconteceu antes de ela perceber que estava em uma gravidez demoníaca… O livro transcorre com um ritmo de tensão crescente. Vamos percebendo que há algo errado com o edifício, com os vizinhos e com a gravidez de Rosemary.

Esse clima vai aumentando até explodir no final e mostrar tudo o que parecia se esconder na trama. Então o leitor vai ficando tenso e juntando as peças cada vez mais sombrias da trama que a pobre Rosemary não percebia e, na maioria das vezes, fingia que não percebia. Livro muito bom que me mostrou como uma história de horror pode transcorrer sem precisar de cenas mirabolantes, apenas nos dando informações que vão se tornando assustadores porque nos faz perceber nas entrelinhas o que está acontecendo. No final temos uma cena impactante e 'visual' quando o autor descreve a criança.


Lourimar Moura 

O Barril de Amontillado - Edgar Allan Poe


A escolha do livro, na verdade não foi bem uma escolha e sim uma indicação de um conto pelo professor José Júnior. O conto indicado é de autoria de Edgar Allan Poe, O Barril de Amontillado. Como o grupo o qual eu faço parte é de Suspenso e Terror, o conto tem tudo a ver, pois o cenário e os fatos descritos são assustadores.

O conto se passa em uma cidade italiana durante um festival de carnaval, onde Montresor narra sua vingança contra Fortunato. Montresor, aparentemente amigável, conduz Fortunato à adega/túmulo dos Montresors de sua casa sob a falsa promessa de um barril de amontillado raro. À medida que exploram as profundezas, Montresor embriaga Fortunato e o leva até uma parede, onde o prende e o empareda vivo. O motivo da vingança é desconhecido, mas o conto destaca a escuridão da natureza humana e os efeitos devastadores da traição.

O Barril de Amontillado é um conto que mostra o lado sombrio do ser o humano, sua frieza e maldade contra o ser da sua própria espécie. Mostra o quanto não devemos confiar totalmente nas pessoas, pois, às vezes, de quem menos esperamos somos surpreendidos.


Aurilene Araújo

Ocorrências Sombrias – José Júnior

 


Mário é um bombeiro escolhido por um demônio para ser seu hospedeiro e ir em busca dos demais demônios que fazem parte dele. Para isso, Mário adquire o poder de ver ocorrências causadas pelas forças demoníacas que acontecem no futuro e onde exatamente cada demônio está localizado. Ao chegar lá, Mário vai direto onde os demônios estão alojados para lhes capturar para dentro de si, bem como os objetos amaldiçoados por eles.

Ao final, o bombeiro tem dentro de si todos os demônios e fez do porão da sua casa um “museu” de ocorrências sombrias, onde tem guardados todos os objetos que foram capturados em cada ocorrência.

Esse livro nos faz refletir sobre a nossa condição espiritual e nas energias negativas que podemos estar absorvendo por aí e sobre o fato de que, às vezes, guardamos objetos que não são artefatos preciosos e sim lixos que não deveriam estar conosco.


Núbia da Silva de Macedo

Sociopath’s Obsession (Sociopath Duet 1) – V.F Mason Primeiramente


Escolhi esse livro por ser um dos mais leves da minha galeria. Amo o drama e como o protagonista masculino lida com seus traumas e todo o terror psicológico que passou em sua infância, que ainda reside dentro de si até mesmo quando adulto, e sendo por causa de seu passado que ele decidiu ser temido pela sociedade.

A história é narrada em primeira pessoa por Sapphire, uma jovem que perdeu sua família e agora vive em um apartamento de baixa qualidade com sua companheira de quarto. Atualmente trabalha em dois empregos para sobreviver, mas ainda se sente insegura por causa de um conflito em seu passado. No entanto, tudo muda quando ela conhece um sociopata que a quebra e tira toda a paz que ela tinha.

O Damian é obcecado por Sapphire e a persegue implacavelmente ao mesmo momento em que vai atras das pessoas que mataram seus pais, sequestraram ele e seu irmão gêmeo -Dominic, e abusaram tanto fisicamente, sexualmente e psicologicamente da dupla quando tinham pouco mais de 5 anos de idade. A história se passa em um cenário urbano contemporâneo em sua maioria, mas não há informações específicas sobre a localização, em outros momentos surge uma casa isolada no meio de um pantanal cheio de jacarés.

A história por si só é envolvente, e quanto mais você entra na mente e no passado do Damian mais se percebe o quão quebrado -psicologicamente- ele se encontra. A aura de assassino em série que ele veste é somente uma máscara para os medos dele, estes só surgem quando ele conhece a doce e inocente Sapphire e a tenta proteger de todos que a cercam, já que ninguém ali era de fato inocente.

Do meu ponto de vista, a parte que mais me impactou foi o fato de alguém considerado sem emoções despertar por completo ao conhecer o amor por uma pessoa. O que facilmente poderia relacionar a mim mesma. Como adoro a mente humana, saber o que se passa na mente de um sociopata é emocionante de se ler, principalmente quando o passado dele é constantemente mostrado entre os capítulos.

Escolhi esse livro pelo terror psicológico que os dois protagonistas sofreram ao longo da obra, ela por ter medo até mesmo da sombra porque fugiu ao descobrir toda a verdade da origem da riqueza de sua família (assassinatos, sequestro de crianças, escravização sexual de crianças com faixa etária de 4-9 anos, tráfico de mulheres e drogas) enquanto ele enfrentou todo um abuso psicológico e sexual em terna idade, além disso teve que se sujeitar em alguns momentos ao abuso para conseguir remédios pro seu frágil irmão - que por ser mais calmo que Damian, Dominic era mais “requisitado” entre os abusadores.

Mesmo sendo uma “obra leve” dentro dos meus padrões de leitura, não indicaria a ninguém, pois os temas tratados e como eles são abordados podem causar gatilhos e grande desconforto para quem não está acostumado a esse tipo de obra. Como estou acostumada super valeu ir aos confins do mundo achar uma tradução desse livro, amei com todo meu coração e foi direto para o top 10 dos meus favoritos. Não canso de ler ele!!!!


Francisca Gabriela

Misery – Louca Obsessão – Stephen king


Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain.

No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho.

A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado.

Ferido e debilitado, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

O livro eu não recomendaria para alguém que está começando o gênero de terror e suspense pelo fato da sua linguagem mais formal e seu entendimento é um pouco difícil e tem partes com muita informação desnecessária dando a história um ar mais chato, isso em minha opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSCRIÇÕES PARA A 5ª EDIÇÃO

INSCRIÇÕES - 6ª Edição

INSCRIÇÕES - Segunda Etapa